sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Rio Iguaçu no Oeste e Sudoeste do Paraná




As fotos, aqui, têm como propósito quebrar o gelo. Para que o blog não fique tão linear, quer dizer, não siga uma linha reta do tipo começo-fim. Esta não é uma Expedição Iguaçu. A foto de cima mostra a Usina Governador José Richa, Ex-Salto Caxias. Gosto desta foto de Valtemir de Souza Pereira, o Billy, tirada de um paramotor. Nela se vê com tantos detalhes e até beleza, a cresta da barragem, que serve de ponte entre os municípios de Capitão Leônidas Marques e Nova Prata do Iguaçu.

No dia em que o Billy fez a foto, eu, o assistente de Billy, o sul-africano Heike e o secretário de Indústria,Comércio e Turismo de Capitão Leônidas Marques, Laire Dal Prá, o aguardávamos em um campo, com barracões abandonados, usados na construção da Usina. O Billy, do ar enxergou um campo limpo. Aterrissou em um imenso espinhal. Sair de lá nos tomou mais de uma hora. Mas valeu a foto! A segunda foto, minha, foi tirada da janela de um ônibus pinga-pinga, regional da empresa Cattani Sul que faz a linha Barracão - Capanema - Foz do Iguaçu, via tudo o que estiver no meio.

A ponte que atravessa o Iguaçu está na divisa dos municípios de Capitão Leônidas Marques e Realeza. As comunidades locais aqui se chamam Linha Hortelã, no lado de Capitão e Marmelândia, no lado de Realeza. Aqui também é divisa entre o Oeste e o Sudoeste do Paraná. O código de telefone para Capitão Leônidas Marques é 45. O de Realeza é 46. A ponte está abaixo ou à jusante da Usina. Capanema está a uns quilômetros à frente e à jusante. O Parque Nacional do Iguaçu começará, também rio abaixo, a partir da desembocadura do Rio Gonçalves Dias.

Nenhum comentário: