terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Rio Andrade, também chamado de Baicuru



Eu não sei muito sobre este rio paranaense. Estou muito contente de tê-lo encontrado vivo cruzando por baixo da ponte na PR 484. Ele se chama Andrade. Fica na rodovia que liga Capitão Leônidas Marques à ex-Usina de Salto Caxias. Seguindo à esquerda, muito pra frente, ela vai para Boa Vista da Aparecida, Três Barras do Paraná e Quedas do Iguaçu. Seguindo em frente, a gente passa por cima da Cresta da Usina que serve de Ponte e se vai a Nova Prata do Iguaçu.

Aqui,o rio Andrade está perto de encontrar o rio Iguaçu, logo abaixo da Usina Hidrelétrica Governador José Richa, ex-Salto Caxias, repito. Sei que o rio Andrade recebe o rio Cascavel - o principal rio da cidade de Cascavel e também a principal fonte de água da cidade. Há até Comitê Gestor da Bacia do Cascavel. Tenho entendido, até este momento, que o rio Cascavel desemboca no Andrade dentro do município de Lindoeste. Adiante, o rio Andrade, atravessa o município de Santa Lúcia onde ele forma uma ou mais cachoeiras. O Andrade sai de Santa Lúcia e segue o rumo de Capitão Leônidas Marques - todas cidades ao longo da PRT 163.

Eu tirei essa foto ao lado da ponte sem acostamento e adiante conehci uma família da região. Na propriedade da família aconteceram duas coisas. A primeira, foi andar na propriedade deles, conversando sobre as coisas dessa terra simples. Lá eu vi uma "sanga", de leito rochoso, pelo menos em parte. Perguntei se o rio ia para o Iguaçu e o senhor me disse que a "sanga" desembocaria no rio Baicurú antes de chegar no Iguaçu. Então minha cabeça fundiu. Então há um rio chamado Baicurú? Sim, foi a resposta. Depois conversando com um secretário da prefeitura de Capitão Leônidas Marques, ele me disse que Baicurú é como o Andrada é chamado em Capitão.

Eu adorei a palavra Baicurú - sôa bem. Não sei se todos os fatos aqui se confirmam. Mas essa é a parte boa do negócio: pesquisar e descobrir. Posso estar enganado mas a pouquíssima informação sobre o rio Baicuru / Andrada. E isso é perigoso. Agora não posso deixar de criticar a política de ensino básico,médio e até superior genérico. Os livros adotados vêm de longe. As bacias locais, a hidrografia local, ninguém estuda. Talvez seja graças a esta "i-gnorância" que ninguém se levanta para portestar quando um rio nossos é destruído.

Devo acrescentar que, se sair a mais nova hidrelétrica projetada para a região - a do Baixo Iguaçu, o rio Baicurú que eu acabei de conhecer vai ser alagado. A ponte de onde eu fotografei, também, será inundada.

Nenhum comentário: