quarta-feira, 20 de maio de 2009
Foto e ocasião importante: Santos Dumont em Curitiba
Quando escrevi sobre o rio Atuba, ali na Avenida Ayrton Senna (Pinhais) e Presidente Affonso Camargo, falei algumas coisas referente à importância do presidente Affonso Camargo para a preservação de beleza cênica e da integridade das Cataratas do Iguaçu. Em 2016 vamos celebrar o primeiro centenário deste evento.
Em 1916, Santos Dumont visitou as Cataratas do Iguaçu. Originalmente ele ficou hospedado no lado argentino das Cataratas. Mas a convite da comunidade iguaçuense (brasileira) ele atravessou a fronteira e se hospedou em Foz do Iguaçu. Parece que ele chegou a dormir duas noites nas Cataratas. Nessa curta permanência ele descobriu que as Cataratas não gozavam de nenhuma proteção oficial. Tampouco tinha qualquer estrutura para recber visitantes. Daí, ele prometeu a membros da comunidade que ele iria pessoalmente a Curitiba para falar com o presidente e interceder pelas Cataratas. Acrescentou que elas (as Cataratas) não podriam permanecer nas mãos de um particular. Na época as terras eram uma concesão agrícola comum.
Ele viajou a Curitiba, via Guarapuava e Ponta Grossa e realmente se encontrou com o presidente Affonso Camargo e intercedeu pelas Cataratas como mostra entrevista que ele deu dias depois ao Estado de São Paulo (Recorte acima, clique para aumentar). A foto acima mostra esse momento tão importante que aconteceu em maio de 1916. Três meses depois, o Paraná declarou a terra ao redor das Cataratas como "resevado para um parque estadual".
Para mim essa é uma das melhores fotos de Santos Dumont que já vi. Ele aparece tão jovem, tão "menino". O presidente Affonso Alves de Camargo é facilmente identificado na foto, de bigode e chapeu preto. A criança de branco se chama Pedro Alípio Alves de Camargo. Ele é o pai do atual deputado ASffonso Camargo Netto. Foi ele que gentilmente me cedeu cópia dessa foto. Escrevi um artigo sobre esse acontecimento na Revista 100 Fronteiras daqui de Foz do Iguaçu. A cópia que me foi enviada está emoldurada e exposta na recepção da revista.
Com esta nota eu quero fazer várias coisas:
1° Agradecer ao deputado Affonso Camargo Netto por ter me cedido a foto,
2° Pedir aajuda de pessoas de Guarapuava que tenha foto ou registro da passagem de Santos Dumont por Guarapuava
3° Pedir ajuda para identificar outras pessoas na foto? Quem são?
4° Agradeço qualquer outra informação sobre o processo de compra e transferência das 1008 hectares originais que pertenciam por concessão ao cidadão espanhol Jesus Val e inclusive informações e dicas sobre Jesus Val.
Obs.: Ofereço uma viagem a Foz do Iguaçu, com pernoite em hotel passeios etc para quem ajudar!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário