domingo, 26 de abril de 2009

Triste fim de um Porto chamado Meira


Até 1985, todo o trânsito e o tráfego entre Brasil e Argentina, acontecia pelo Porto Meira que fica, se você olhar para a foto, seguindo a estrada, continuação da Avenida General Meira, onde está a placa azul que diz: PORTO RIO IGUAÇU - EXTRAÇÃO DE AREIA.

O Porto de grande valor histórico para os dois países e principalmente para a "cultura do rio" local terminou assim, chamado "Porto Rio Iguaçu - Extração de Areia". O nome original, "Porto Meira" sumiu. O Porto que pertenceu à comunidade também sumiu. E por isso não tenho medo de dizer que 90% ou mais dos "iguaçueneses" nunca foram, nunca viram nem conhecem o Porto Meira.

Foz do Iguaçu! Foz do Iguaçu! Cidade que paga aluguel. Foz do Iguaçu não é dona de nada. A Itaipu - claro, não é dela. O Parque Nacional, não é dela! As Terras do Marco das Três Fronteiras não é dela. Só agora, um pedacinho da Terra do Marco é dela. É aquele que foi concessionado para a construção da Torre Giratória - e assim mesmo já deu rolo! De quem é o Porto Meira tão importante na história de Foz [representando o Brasil] com a Argentina? E o antigo Porto Oficial tão importante na história de Foz [representando o Brasil] com o Paraguai? Desde quando o Porto Meira é chamado de Porto do Rio Iguaçu? Ó como torcem a lingua!

2 comentários:

Ana disse...

no porto meira ta vaziuu
meu tio dizia naquela epoca era mais movimentado
Agora ta abandonado

Ana disse...

meu tio dizia, quando ele era pequeno tinha 10 anos, ele falou pra mim, que vendia balas bombom, la no rio iguaçu.
nossa ele falou depois de 20 anos sem ver o rio iguaçu