quarta-feira, 9 de abril de 2008

Parque Nacional do Iguaçu - Entrada





As Cataratas do Iguaçu atraem um pouco mais de um milhão de turistas por ano. Elas se encontram dentro do Parque Nacional do Iguaçu. A fila de ônibus que se vê acima é uma aberração. Oficialmente não deveria existir, a fila. Para ver as Cataratas do Iguaçu, o local onde o sofrido Rio Iguaçu oferece um show à humanidade, desde 1 de janeiro de 2000 existe um serviço interno de transporte de passageiros. Porém o serviço interno de transporte não é suficiente para dar conta da multidão que chega às Cataratas nos dias de grande "demanda" como na Semana Santa e outros feriados. Por isso, abre-se a cancela e os passageiros entram no Parque Nacional do Iguaçu em seus ônibus. Caso não se fizesse isso, a multidão sofreria misérias e passaria por um verdadeiro purgatório na terra em filas de redenção de pecados no Centro de Visitantes. Além de pagar pecados há ainda choro e ranger de dentes por muitos outros motivos.

Por isso, o Blog Rio Iguaçu e seu autor, incentivam a todos aqueles que desejam ver as Cataratas com qualidade, não estou dizendo qualidade das Cataratas, mas sim "qualidade de sua visita", evite os grandes feriados. Evite o turismo de massa. Não seja massa. Há um conceito em turismo, emprestado da agricultura que se chama "capacidade de carga". Você necessita de pelo menos, se não me enganmo, um metro quadrado no seu entorno para estar bem, para não entrar em colapso. Esse metro quadrado pode não estar disponível nos grand feriados nacionais.

Além disso há o stress das estruturas, ultrapassa-se, por exemplo, a capacidade máxima dos banheiros. Por isso, e infelizmente, você sentirá um cheiro desagradável de fezes em certos trechos das Cataratas especialmente na altura dos mirantes próximos ao Salto Floriano Peixoto. É preciso resolver o problema desse "cheiro". Urgente! O blog vai lá a qualqer dias desses fotografar e mostrar de onde o cheiro está vindo é parte da campanha "não deixe que o turismo ajude a destruir o Iguaçu". Se você já veio às Cataratas e sentiu esse cheiro, mande-nos e-mail para que o repassemos às autoridades.

A foto mostra além dos ônibus, Centro do Visitante do Parque Nacional do Iguaçu e local de desembarque.

Nenhum comentário: