segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Rio Atuba, rio importante para o Iguaçu



"O rio Iguaçu nasce do encontro do rio Iraí com o rio Atuba" - esta é frase que mais se escuta, mais se lê quando se procura as origens do rio Iguaçu.

O rio que aparece na foto é o Atuba. Quem está de baixo da árvore,ou do lado direito do rio, está em Pinhais. Quem estiver do lado esquerdo está em Curitiba. A foto foi tirada próxmo a uma ponte sobre o rio na Avenida Ayrton Senna / Avenida Presidente Affonso Camargo. Aqui é a divisa Pinhais / Curitiba. Em Curitiba, a avenida se chama Presidente Affonso Camargo. Presidente aqui quer dizer governador.

Foi durante o mandato dele que saiu o decreto que criou o Parque Estadual do Iguaçu (1916) com 1008 hectares; Na década de 30, o Paraná passou o Parque Estadual do Iguaçu para o Governo Federal que declarou o Parque Nacional do Iguaçu. O Parque Nacional do Iguaçu começou com um pouco mais de 3 mil hectares. Hoje tem mais de 180 mil e é Patrimônio Natural Mundial, popularmente falando "Patrimônio da Humanidade". O Parque Nacional do Iguaçu tem muita história. Eu mesmo continuo trabalhando na história de um homem chamado Jesús Val - que na época da Colônia Militar era o dono da Gleba Saltos de Santa Maria do Iguaçu.

Voltando ao Atuba quero dizer duas coisas. Daqui a uns dois quilômetros o rio Palmital vai desembocar no Atuba. A partir daí, estamos próximos ao final desta etapa. Só restam o Iraí e o Atuba. Mais à frente o Atuba vai desembocar no Iraí e aí, para a geografia oficial, começa o rio Iguaçu. Outra coisa, foi às margens do Atuba que começou a colonização européia dos Campos de Curitiba. Começou de um garimpo. Visite o Parque Histórico de Curitiba, na Vilinha.

Nenhum comentário: