terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Estrada da Graciosa



Em uma tarde de um mês que já não me lembro qual foi, maio ou junho (2007) percorri a pé, um bom trecho desta estrada,a Graciosa entre o centro da cidade de Quatro Barras na direção do litoral. As montanhas,à frente, mostram como funciona o caminho das águas. Desembarquei no Terminal de Transportes Urbanos de Quatro Barras. A Prefeitura fica logo em frente na Avenida Dom Pedro II. Fui lá. O secretário de turismo me recebeu. Me deu folhetos e eu parti, descendo a Avenida. Perguntei ao secretário como poderia chegar a Estrada da Graciosa. Ele me respondeu. Você está nela. A Avenida Dom Pedro II, rua principal de Quatro Barras é a Estrada da Graciosa. Daí, caminhei até onde pude. No terminal de transporte integrado emQuatro Barras, há uma placa grande que tem uma mensagem interessante que diz mais ou menos assim: "se você quer comprar terreno em Piraquara consulte a Prefeitura". A placa dá dicas de duas coisas, para mim. Primeiro há loteamentos irregulares e especulação; segundo há uma preocupação para controlar aquele maior dos males brasileiro, a saber, o "crescimento descontrolado". Graciosa é uma palavra bonita. Há a Estrada da Graciosa, Caminho da Graciosa que é o Caminho do Itupava - que é, segundo se diz, o Caminho mais antigo do Brasil.

Nenhum comentário: